FUNCIONAMENTO DO PAINEL SOLAR


DESCRIÇÃO DO PAINEL SOLAR
O painel solar é composto por células fotovoltaicas conectadas entre si (em serie ou em paralelo) para produção de tensão e corrente suficiente para a utilização prática da energia elétrica.
Quando desmontamos o painel solar, temos a possibilidade de visualizar os seus componentes, nomeadamente:

   Moldura de alumínio: servem como moldura do painel, adicionam a resistência mecânica ao painel solar (contra embates com outros corpos físicos).
      Vidro especial: é um vidro ultra puro com baixo teor de ferro, desenvolvido para refletir menos e deixar o máximo de radiação passar através dele.
      Encapsulante EVA: é o filme encapsulante que protege as células foto voltaicas contra o envelhecimento causado pelos raios ultravioleta UV, temperaturas extremas e humidade, assegurando assim que a máxima luz visível atinja as células solares.
   Células fotovoltaicas: são semicondutores de eletricidade com uma característica intermediária (localizada entre os isolantes e condutores elétricos) e são utilizados compostos de Silício na sua fabricação, elas são responsáveis pela conversão da energia solar em energia elétrica.
      Backsheet/camada inferior do painel solar: é uma folha inferior de plástico colada por trás do painel solar para proteger as células fotovoltaicas.
      Caixa de juncão: é um “gabinete” que fica por trás do painel solar onde as células fotovoltaicas interconectadas em serie estão conectadas eletricamente, ela possui internamente díodos de by-pass que garantem o bom funcionamento do painel solar;

FUNCIONAMENTO DO PAINEL SOLAR
      Baseado na separação de portadores de carga por uma juncão PN, que dá origem ao efeito fotovoltaico, que é a conversão da energia luminosa em energia elétrica associada a uma corrente elétrica e uma diferença de potencial.

      Cada módulo fotovoltaico tem uma determinada quantidade de células fotovoltaicas conectadas em série, onde se une a camada positiva (+) de uma célula à camada negativa (-) de outra célula, assim os eletrões fluem através do condutor de célula para célula.
      Quando a radiação solar atinge a superfície das células fotovoltaicas, as ligações covalentes (entre dois eletrões) na rede cristalina são quebradas, gerando assim eletrões (-) livres e lacunas (+) que são orientados do lado P para o lado N da juncão PN.
      A medida que a radiação solar aumenta, a energia aumenta e a barreira de potencial que separa os portadores de carga positiva no lado P dos portadores de carga negativa no lado N, será vencida imediatamente.
      Vencida a barreira de potencial, fecha-se o circuito, conectando o eletrodo/ponto positivo ao electrodo/ponto negativo, permitindo assim o fluxo ordenado de eletrões, que é a corrente elétrica que permite o funcionamento das cargas e eletrodomésticos de corrente contínua.

      Como vimos antes, para que os painéis solares convertam energia luminosa do Sol em energia elétrica, é necessário que a radiação solar atinja a superfície das células com uma energia suficiente para vencer a barreira de potencial, já agora, com ausência da radiação solar, os painéis solares não realizam a conversão da energia solar em elétrica.
      Esta é uma das principais razões que exige que antes de projetar ou realizar o dimensionamento de sistema solar, necessário é efetuar a avaliação do potencial solar da zona, de modo a concluir sobre a viabilidade da instalação do sistema numa ou noutra zona em função da disponibilidade do Sol.

CARACTERÍSTICAS DE FUNCIONAMENTO DO PAINEL SOLAR
Como os vários equipamentos elétricos, os painéis solares possuem características de funcionamento, nomeadamente:
ü  O seu ângulo de inclinação, que deve permitir maior captação possível da radiação solar pelas células fotovoltaicas, atualmente recorre-se ao uso de seguidores solares com vista a captar maior quantidade de radiação durante todo o dia.

ü  Na fabricação do encapsulante EVA e do vidro especial que encontram-se antes das células fotovoltaicas no painel solar, é garantido que estes permitam maior facilidade de contacto possível entre a radiação solar e as células fotovoltaicas, desta feita, necessário é regularmente realizar trabalhos de limpeza para remoção de poeiras sobre os painéis solares, garantindo um funcionamento eficiente;
ü  No período da noite, há indisponibilidade do Sol e consequente falta de energia elétrica gerada pelos painéis solares, com vista a contornar essa situação, bancos de bateria para armazenamento de carga elétrica são acoplados nos sistemas solares, para armazenamento de carga elétrica durante o dia, para que esta seja utilizada no período da noite.

ü  As células fotovoltaicas geram uma tensão de corrente continua que não é compatível com os eletrodomésticos de nossas casas, com vista a contornar esta situação, recorre-se ao uso de inversores de corrente continua para corrente alternada, que é compatível com os nossos eletrodomésticos.




SE NÃO FORMOS NÓS, QUEM SERÁ? SE NÃO FOR HOJE, QUANDO SERÁ? SE NÓS NÃO TOMARMOS UMA AÇÃO PARA REDUZIR AS EMISSÕES DE DIÓXIDO DE CARBONO, COMO O NOSSO FUTURO SERÁ?

» Subscreva o seu endereço eletrónico acima (abaixo do nome: EDSON GUIONGO) e passaras a receber conteúdos sobre energias Renováveis na sua caixa de emails «

Muito agradeço por fazer parte do nosso CI (Circuito Interno) | Partilhe | É POSSÍVEL

Comentários

MENSAGENS POPULARES

I | Concepção & Dimensionamento do Projecto Eléctrico